skipToMain
Siga-nos:

Basquetebol masculino: finalmente o triunfo

Hugo Marcelo
Basquetebol \ terça-feira, dezembro 28, 2021
© Direitos reservados
Formação vitoriana regressou (finalmente) aos triunfos ao bater, por 76-89, o Illiabum. Com 25 pontos concretizados, o reforço Danjel Purifoy foi a figura da partida.

Depois de dez derrotas consecutivas na Liga Betclic num período de dois meses e meio, o Vitória voltou (finalmente) a sentir o sabor dos triunfos. E a presa foi a mesma da última vez: Illiabum Clube. Foi no Pavilhão da Unidade Vimaranense, a meio de outubro, precisamente frente aos aveirenses, que o Vitória conquistou o primeiro - e, até à noite de hoje, único - triunfo do campeonato. Hoje, como visitante no Pavilhão Municipal Capitão Adriano Nordeste, em Ílhavo, no jogo da ronda 13, somou o segundo. Com 25 pontos concretizados, o reforço Danjel Purifoy foi a figura da partida.

Os comandados de Miguel Miranda foram os primeiros a chegar ao cesto e, a partir desse momento inicial, estiveram sempre na frente do marcador. Ao intervalo a turma vitoriana liderava por nove pontos, mas no basquetebol as reviravoltas são comuns e a formação vitoriana sabe disso por experiência própria. Foi no período inaugural que os vimaranenses viveram o melhor momento da partida ao vencer por sete pontos: 19-26 foi o resultado do primeiro parcial. Nos dez minutos seguintes, as equipas aproximaram-se, mas o ligeiro ascendente vitoriano aumentou a vantagem, mas desta vez apenas por dois pontos. Ao intervalo, o marcador indicava 38-47.

Depois das formações regressarem dos balneários, o Vitória continuou a demonstrar ser a equipa com mais argumentos, mas não conseguiu pôr em prática tudo o que pretendia. E os conquistadores pareciam perder fulgor com o avançar do relógio. O terceiro período foi o único com nota negativa: 14-13 foi o resultado do parcial. Não foi suficiente para abalar os visitantes. No quarto e último período do encontro, os pupilos de Miguel Miranda subiram os níveis de eficácia e afirmaram-se como vencedores. Com mais de 70% dos lançamentos de dois pontos concretizados nos últimos dez minutos, a turma vitoriana distanciou-se no marcador - chegou a liderar por 17 pontos - e confirmou o triunfo, o segundo da Liga Betclic na edição 2021/2022, com o resultado final de 76-89.

Com a jornada 13 ainda a decorrer, o Vitória continua a ser último no campeonato, mas agora em igualdade pontual com a Académica e a Ovarense (que tem menos dois jogos). Os vimaranenses voltam à quadra no próximo ano para tentar dar seguimento ao triunfo de hoje e sair da última posição da tabela. A receção aos açorianos do Sport Clube Lusitânia está marcada para as 21h15 do dia 3 de janeiro.

Artigos relacionados