skipToMain
Siga-nos:

BTT DHI da Penha: vimaranenses vencem sete das 11 categorias

Redação
Ciclismo \ segunda-feira, maio 24, 2021
© Direitos reservados
Pedro Fernandes e Ana Leite venceram na categoria máxima (elites). A vimaranense é uma das favoritas à conquista do título do Campeonato do Minho.

Os atletas e equipas de Guimarães dominaram o 11.º BTT DHI da Penha, primeira prova do Campeonato do Minho de BTT Downhill – Cision disputada no passado domingo, vencendo em sete das onze categorias em competição. Além disso, foram conquistados um segundo lugar e dois terceiros. Pedro Fernandes e Ana Leite venceram na categoria máxima (elites), Adriano Silva em cadetes, Ricardo Soares em master 40, Duarte Ribas em juvenis, Afonso Soares em infantis e a equipa Bike House DH Team/Guimarães a classificação coletiva.

Numa competição promovida pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães e da Irmandade da Penha, a emblemática pista de Downhill vimaranense acolheu o Campeonato do Minho de DHI depois de em 2020 ter sido o palco do Campeonato Nacional desta vertente do ciclismo.

O vimaranense Pedro Fernandes, também conhecido por Beto DH, foi o grande protagonista da tarde. Depois de vencer a manga de qualificação, Pedro Fernandes desceu a pista da Penha em 2:10.341, deixando Rafael Sousa (Maiatos) a 1.50s. O também vimaranense David Martins, Campeão do Mundo de BTT DHI Universitário em 2018, melhorou o tempo da descida de qualificação e terminou na terceira posição.

Paulo Renato, Adjunto do Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães, marcou presença na Montanha da Penha e fez um balanço positivo da prova. “A prova correu muito bem e só é pena estarmos neste período de pandemia, mas é bom que Guimarães continue a receber estas provas, até porque temos aqui excelentes espaços para este tipo de desportos. De resto o Downhill é uma vertente muito acarinhada e com muitos praticantes aqui em Guimarães”, referiu.

Ana Leite, atleta de Guimarães que representa a equipa na AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde, reconhece “foi uma vitória saborosa”. A vimaranense é a principal candidata à conquista do título do Campeonato do Minho: “Tenho ganho a Camisola de Campeã do Minho nos últimos anos. Este ano temos uma atleta muito boa a competir, a Sara Ferreira. Tenho uma concorrente de força e muita garra e ainda bem, porque traz mais competitividade a esta categoria e à modalidade”.