skipToMain
Siga-nos:

Domingos Bragança - Vitória Sport Clube 100 anos

Redação
Futebol \ quinta-feira, setembro 22, 2022
© Direitos reservados
Num ano em que o Vitória, expoente associativo vimaranense, completa 100 anos de vida, cumpre-me parabenizar todos os que contribuíram para a longevidade do clube.

Na vida de uma instituição, a marca de “Instituição Centenária” tem um significado muito especial. Desde logo, porque as datas e as efemérides fazem parte da cultura universal e são celebradas sempre com importância, sempre relativa, é certo, mas não deixando de estabelecer vigências temporais que são sinónimo de vitalidade e, não raras vezes, de utilidade imprescindível na vida humana.

No caso concreto do Centenário do Vitória Sport Clube, a efeméride tem um simbolismo que extravasa o domínio da longevidade das instituições. Simboliza o fervor que, durante 100 anos, tem vindo a ser cultivado por todos os Vitorianos e Vimaranenses. Fervor no seu sentido mais figurado e lato, que contempla a grande dedicação, o zelo e a devoção ardente.

É sabida a dedicação e amor incondicional que Guimarães, aqui entendida como toda a sua tessitura humana, dedica ao Vitória, pelo que 100 anos de vida não são apenas 100 anos de existência do Clube, são 100 anos em que diversas gerações aspiraram pelo seu sucesso, choraram as suas alegrias e tristezas, tomaram como “sua” a vida da instituição. 100 anos que significam muitos mais, tantos quanto a soma do tempo de muitas vidas a apoiar, de modo incondicional, o clube.  

É sabido o que o Vitória Sport Clube representa para a sociedade. Não se trata apenas de um clube em que o futebol é o expoente máximo. Trata-se de uma instituição que acolhe jovens, e menos jovens, nas mais diversas modalidades, apoiando-os e proporcionando-lhes atividade física, competição, interação social, disciplina, método, cumprindo uma importante função social.

Num ano em que o Vitória Sport Clube, a instituição desportiva que mais Vimaranenses agrega, e, por esse facto, expoente associativo vimaranense, completa 100 anos de vida, cumpre-me parabenizar todos os que, desde a fundação até aos dias de hoje, contribuíram para a longevidade do clube e para a construção de uma melhor sociedade. Desde Corpos Sociais a sócios e simpatizantes, todos foram decisivos para levar o nome de Guimarães além-fronteiras, alimentado a paixão de toda uma comunidade, de todos os seus adeptos.

Parabéns Vitória.