skipToMain
Siga-nos:

Irmãs Jorge em destaque na vitória de Portugal sobre Burundi

Redação
Ténis \ quarta-feira, julho 06, 2022
© Direitos reservados
As tenistas vimaranenses participaram nos três encontros que permitiram à seleção lusa assumir a liderança da Pool B do Grupo III da Zona Europa-África da principal competição feminina de seleções.

A seleção feminina de ténis ascendeu ao primeiro lugar de um dos grupos da Zona Europa-África da Billie Jean King Cup, com o contributo de Francisca e de Matilde Jorge. Portugal venceu o Burundi por 3-0, para a Pool B do Grupo III, após levar a melhor em duas partidas de singulares – uma sem margem para discussão e a outra uma maratona – e uma terceira de pares, nesta quarta-feira.

Em Skopje, cidade que é capital da Macedónia do Norte e palco da Pool B, o dia começou tranquilo, com a vitória de Matilde Jorge sobre Laura Syori em apenas 47 minutos. Perante uma adversária sem classificação no ranking internacional, a número 674 da hierarquia mundial impôs-se por 6-0 e 6-2.

O duelo seguinte teve outra história: melhor portuguesa da atualidade, ao ocupar a 377.ª posição do ranking WTA, Francisca Jorge precisou de quase duas horas e meia para derrotar Sada Nahimana (296.ª da tabela), num embate em que perdeu a dianteira assumida no primeiro set antes de terminar por cima: 7-5, 0-6 e 6-4 foram os parciais dos sets.

No terceiro e decisivo encontro, que selou a vitória de Portugal, Matilde Jorge associou-se à algarvia Inês Murta (683.ª do circuito WTA) para derrotar Sada Nahimana e Laura Syori por 6-3 e 6-2, ao fim de uma hora e 14 minutos.

A decisão quanto ao vencedor da Pool B está reservada para quinta-feira, com o embate entre Portugal e Malta, que, na terça-feira, derrotou o Burundi por 2-1; o vencedor garante a presença no play-off de apuramento para o Grupo II, equivalente ao segundo escalão da Billie Jean King Cup.