skipToMain
Siga-nos:

João Costa nas meias dos 100 costas com terceiro tempo, recorde nacional

Tiago Mendes Dias
Natação \ terça-feira, agosto 16, 2022
© Direitos reservados
Em representação da seleção nacional, o nadador do Vitória bateu a marca que já lhe pertencia por um centésimo de segundo e ficou a 16 centésimos do melhor tempo. Meias-finais realizam-se à tarde.

João Nogueira Costa batera o recorde nacional dos 100 metros costas a 01 de abril, no campeonato nacional de Coimbra, e voltou a fazê-lo nesta terça-feira, mas noutro palco, entre os melhores da Europa.

Na quarta eliminatória entre as cinco que decorreram nesta manhã, no campeonato europeu de Roma, o vimaranense nadou a pista 3 em 53,87 segundos; um centésimo de segundo bastou para fixar a melhor marca pessoal e do país.

Ao serviço de Portugal, João Nogueira Costa foi segundo classificado nessa eliminatória, atrás do grego Apostolos Christou (53,78 segundos) e logrou o terceiro melhor tempo entre os 43 nadadores que se apresentaram para a competição, garantindo o acesso às meias-finais da tarde – precisava de um registo entre os 16 melhores para se apurar.

O outro português em competição, Francisco Rogério Santos, nadou a distância em 55,81 segundos, o 26.º melhor tempo, insuficiente para as meias-finais.

O recorde pessoal nos 50 metros bruços femininos também caiu; Ana Rodrigues bateu a sua marca de 31,09 segundos por cinco centésimos e assegurou lugar nas meias-finais com o 10.º melhor tempo entre 36 atletas inscritas.

Também Gabriel Lopes, nos 200 metros estilos, Diogo Ribeiro, nos 50 metros livres, e Ana Catarina Monteiro, nos 200 metros mariposa, apuraram-se para as meias-finais.