skipToMain
Siga-nos:

Santo Estêvão, São Cristóvão e Nespereira terão relvados sintéticos

Bruno José Ferreira
Futebol \ terça-feira, fevereiro 22, 2022
© Direitos reservados
Apoios desportivos serão votados na reunião de câmara desta quinta-feira. Três clubes beneficiados com a instalação de relvados sintéticos. Junta de Mesão Frio vai comprar terreno para campo de jogos.

A Câmara Municipal de Guimarães deu esta terça-feira a conhecer os apoios às associações desportivas do concelho no decorrer do ano 2022, anunciando a atribuição de subsídios para a construção de três novos relvados sintéticos. Estes apoios serão deliberados na reunião de câmara agendada para quinta-feira.

São os casos do Santo Estêvão, do São Cristóvão e ainda do Nespereira, cujos campos ainda são pelados. Nos casos do Santo Estêvão e do São Cristóvão os clubes militam na 1.ª Divisão do futebol distrital, enquanto que o Nespereira disputa o campeonato popular da Associação de Futebol Popular de Guimarães.

Em Santo Estêvão este apoio já era esperado, até porque o clube já iniciou a obra através da criação e muros e preparação do sintético. O emblema do norte do concelho receberá um total de 200 mil euros em tranches de 50 mil euros durante quatro anos para a instalação do relvado no Campo da Fraga.

Novidades são os casos do São Cristóvão e do Nespereira. A freguesia de Selho São Cristóvão viu ser-lhe atribuída a verba de 250 mil euros (quatro tranches de 62500 euros em quatro anos) para a instalação de um sintético no Parque de Lazer que serve de casa ao clube e ainda a construção de um muro. Trata-se de um pedido antigo, mas que nos últimos anos esbarrou no diferendo entre o município e o proprietário privado de alguns terrenos contíguos ao campo.

Por último, o Nespereira viu também ser-lhe concedido um apoio para a instalação de um sintético no seu recinto. O clube que atualmente compete no futebol popular receberá 200 mil euros em quatro anos.

Mesão Frio: 150 mil euros para terreno para um Campo de Jogos

Ainda relativamente aos relvados sintéticos, serão instalados mais dois relvados sintéticos no concelho, um em Barco e outro n’Os Sandinenses. Na freguesia de Barco o campo de Futebol 7 existente junto ao Parque de Lazer terá um novo tapete verde, uma vez que o atual se encontra já muito degradado.

Em Sande São Martinho, Os Sandinenses viu ser-lhe atribuída a verba de 200 mil euros, também em quatro anos, para a instalação do segundo relvado sintético do Complexo Desportivo Dona Maria Teresa. Trata-se de um apoio já perspetivado, até porque o clube foi classificado como Instituição de Interesse Público para poder fazer esta intervenção em terrenos de reserva agrícola.

Por último, uma das novidades dos apoios desportivos é a atribuição de 150 mil euros à Freguesia de Mesão Frio para a aquisição de terreno para a construção e um campo de jogos que se possa constituir como um “equipamento desportivo moderno, com várias valências desportivas, que corresponda às necessidades sentidas pela sua população”. Na freguesia não há qualquer clube no ativo a disputar provas oficiais de futebol.