skipToMain
Siga-nos:

Houston, we have a problem!

José Fidalgo Martins
\ quinta-feira, agosto 25, 2022
© Direitos reservados
Sejamos promotores do estímulo à brincadeira, à desordem, à exploração do mundo natural. Saíamos de casa a pé com as nossas crianças, deixando-as interagir livremente com o meio envolvente.

A frase dita pelo astronauta Jack Swigert em 1970, a bordo da nave espacial Apollo 13, celebrizou-se em todo o mundo e é representativa de um problema de gravidade considerável. Neste momento quando pensamos nas crianças e nos seus défices de atividade física (AF), com todas as repercussões futuras na sua saúde física e mental, também é caso para dizer: temos um problema, e dos grandes!

O mais paradigmático na sociedade atual é a forma como nós, adultos, nos excluímos da responsabilidade relativamente àquilo em que as crianças se transformaram. Ou seja, seres sedentários, inativos e confinados. E claro, dependentes dos dispositivos digitais. A criança portuguesa do século XXI dificilmente cumpre o tempo de prática de AF diária recomendada pela OMS e nós sabemos disso. Somos responsáveis por isso!

A evidência científica demonstra que hábitos de vida adquiridos até aos 5 anos vão ter reflexos nos comportamentos na vida adulta. Precisamos por isso de pais que sejam bons exemplos, interativos e disponíveis para as crianças, e que as influenciem positivamente. No que toca à AF, é fundamental tornar o movimento como algo normal e espontâneo, e não uma excecionalidade dependente de atividades formatadas e organizadas.

O que podemos fazer? Simples. Sejamos promotores do estímulo à brincadeira, à desordem, à exploração do mundo natural. Saíamos de casa a pé com as nossas crianças, deixando-as interagir livremente com o meio envolvente. Sejamos capazes de desconstruir as rotinas diárias. Sejamos capazes de estacionar o carro a 200 metros da escola ou do clube e fazer um pequeno percurso a pé, promovendo o civismo e uma vida ativa!

Procurando ter uma ação precoce no estilo de vidas das crianças, o programa Miúdos Ativos da Tempo Livre tem como objetivo promover o gosto pela AF desde a tenra idade, sensibilizando pais e educadores para a importância de uma vida ativa e saudável!