skipToMain
Siga-nos:

Nova Época Desportiva… Novos Objetivos

José Carlos Novais
\ sexta-feira, agosto 12, 2022
© Direitos reservados
O futebol distrital prepara-se assim mais uma vez para uma nova temporada desportiva na qual estão inseridas as equipas de arbitragem que também preparam a sua nova época.

Com o início da época desportiva 2022/2023 marcada para o fim-de-semana 10/11de Setembro com o arranque da Pró Nacional, o futebol distrital prepara-se assim mais uma vez para uma nova temporada desportiva na qual estão inseridas as equipas de arbitragem que também preparam a sua nova época.

Na verdade, para os “senhores do apito” já começara em Julho com a realização das ações de avaliação com testes teóricos e práticos, bem como das formações de caracter formativo de preparação para as competições.

Os árbitros e árbitras nestas sessões de formação ao longo dos vários fins-de-semana do mês de Julho foram orientados e instruídos pelo conselho de arbitragem da AF Braga de forma a aumentaram a sua performance desportiva, o seu rendimento individual bem como o sucesso coletivo.

Temas como a importância da Nutrição Pré e Pós Jogo, Treino e Prevenção de Lesões, Leis de Jogo e respetivas alterações entre outros assuntos foram ao longo das sessões pontos “ em cima da mesa”.

Neste sentido, tal como as equipas já se encontram num período de pré-época, com a realização de treinos e jogos amigáveis, a preparação das equipas de arbitragem também já se iniciou.

O próximo passo será o das constituições das equipas, mais uma época desportiva e as dificuldades para se formarem equipas a nível distrital aumenta e várias são as razões que estão na base das mesmas, falta de árbitros novos, abandono dos mais velhos fazem parte entre outros motivos pela qual a arbitragem bracarense passe por estas dificuldades que são transversais a outros distritos. Urge a necessidade de se repensar a arbitragem em Portugal.

Numa altura em que o futebol volta à normalidade cabe a nós “agentes” inseridos como parte integrante num jogo de futebol apelar acima de tudo para um jogo com bons valores e a missão que o desporto e o futebol nos deve proporcionar, tais como fair play, ética, respeito, espirito de solidariedade, tolerância para com o próximo.

Por fim, a todas as equipas envolvidas, atletas, árbitros e agentes desportivas as maiores felicidades para a época 2022/2023 o maior sucesso coletivo e individual.